Meus 15 anos de coleção de miniaturas 1:64

Neste ano de 2019, completo 15 anos praticando o hobby de colecionar miniaturas. Ao longo dos anos, fui adquirindo não somente miniaturas mas também amizades, conhecimento e experiências, algumas boas e outras ruins.

Comecei o hobby de colecionar miniaturas 1:64 em 2004. Na época, eu tinha 10 anos de idade e estava na 4ª Série do Ensino Fundamental.  Era ''moda'' naqueles tempos as crianças colecionarem miniaturas, especificamente da Hot Wheels. Eu não tinha muitas condições financeiras para comprar miniaturas.

A primeira miniatura da minha coleção foi o Evil Twin, da Hot Wheels. Modelo lançado em 2001 cujo design foi feito pelo Larry Wood, inspirado em Cadillacs dos anos de 1950. A miniatura fez parte da ''Grave Rave Series'', conjunto de miniaturas da coleção 2002 da Hot Wheels. Ela perdeu algumas partes da pintura além de ter sido ''customizada'' pelo antigo dono.

Pouco tempo depois, em uma visita a cidade de São José dos Campos-SP, adquiri mais duas miniaturas na Lojas Americanas do Center Vale Shopping: Asphalt Assault e o Hyundai Tiburon, ambos da Hot Wheels. Naquele ano, adquiri 10 miniaturas. Na época, eu brincava com as miniaturas e por isso, tanto as que citei quanto as que adquiri entre 2004 e 2006 estão com a pintura desgastada.

Conforme eu adquiria as miniaturas, eu as registrava em um caderno o seus nomes, marcas, licenças, anos de fabricação e demais informações.
Para muitos colecionadores de miniaturas diecast 1:64, é importante registrar quais e quantas miniaturas tem em sua coleções visando não adquirir minis repetidas, seja em planilhas, listas ou tabelas escritas ou digitais. Nos últimos anos, foram desenvolvidos aplicativos para registrar as miniaturas. Mesmo assim, continuo anotando minhas miniaturas no caderno que aparenta as marcas do tempo.

 Caderno da Hot Wheels, feito pela Tilibra

Evil Twin, primeira miniatura da minha coleção registrada no caderno


A partir de 2007 comecei a colecionar miniaturas como um colecionador, preservando as miniaturas embora em não as deixasse nas embalagens. Quando comecei a colecionar, minhas miniaturas eram armazenadas em caixas de sapatos, sem nenhum cuidado, mas, com o conselho do amigo Paulo Fernando, da Fernando Miniaturas, que me mostrou nesta postagem em seu blog como eu deveria guarda-las de forma mais segura. Desde então, passei a armazenar as minhas miniaturas em caixas com divisórias. Entre os meses de Dezembro/2018 e Janeiro/2019, construí novas caixas para guardá-las, substituindo as antigas caixas de sapatos e separando as miniaturas por ''categorias''. Veja mais detalhes sobre elas nesta postagem.


A quantidade de miniaturas de diferentes marcas na minha coleção foi aumentando com passar do tempo ao adquirir miniaturas da Matchbox, Maisto, Greenlight, RMZ City, Welly e etc.
No começo, só adquiria miniaturas da Hot Wheels pois acreditava que ela era a melhor fabricante de minis e por isso acabei não comprando miniaturas de outras marcas como ocorreu uma vez em uma visita a loja da Americanas Express de Taubaté-SP em que dispensei a compra de miniaturas da Majorette (na época, essa marca era vendida no país através da Gulliver) e também não comprei miniaturas da Welly que eram vendidas em uma loja de de R$ 1,99.
Felizmente, aprendi a valorizar as miniaturas de outras marcas que tem detalhes e pintura iguais ou de certa forma melhores que a da Hot Wheels/Mattel. Falei sobre isso nesta e nesta postagem. Infelizmente, a Majorette parou de vender suas miniaturas no Brasil mas a Welly está voltando a vender suas miniaturas 1:64 no país graças a algumas distribuidoras.

Com a internet obtive mais conhecimento, amizades e miniaturas! Com as redes sociais, conheci outros colecionadores de miniaturas e ganhei novos amigos, comecei a participar de vários grupos de colecionadores que me auxiliaram com mais informações e dicas sobre o hobby além de ganhar algumas miniaturas de presente, trocas e outras eu ganhei em sorteios como os realizados pela Greenlight em seus perfis nas redes sociais (veja as miniaturas que ganhei da Greenlight aqui e aqui).

Com o passar do tempo, fui aprendendo e obtendo informações sobre as miniaturas, quais são as mais procuradas e mais raras e também sobre como colecionar, guardar e preserva-las, além de saber sobre as coisas boas e ruins praticadas no hobby.

Nos últimos anos, observei que, aparentemente, as pessoas não estão tendo mais tempo para procurar e observar as miniaturas nas lojas, além de alguns tentarem esconder as miniaturas mais procuradas. Em virtude disso, em todas as lojas e estabelecimentos onde vou e que tenham miniaturas a venda, eu tento organizar as gôndolas, prateleiras e expositores, deixando as mais procuradas pelos colecionadores e também as que sejam interessantes para as crianças e jovens. Em alguns lugares, separo uma seção somente com miniaturas de determinados temas, principalmente os de filmes e séries e os Treasure Hunts. Em 2019, comecei a gravar vídeos das miniaturas nas lojas, identificando seus lotes e quais são as suas miniaturas. Todos esses vídeos estão sendo publicados em nosso canal do YouTube.

Miniaturas de filmes, séries e desenhos em uma única seção da gôndola que organizei, 
na loja Dó Ré Mí Brinquedos, no Taubaté Shopping.

Miniaturas de carros de filmes que coloquei na frente das outras miniaturas, facilitando a visualização e a procura por estas miniaturas pelos colecionadores ou que gostam destes veículos 
no Simpatia Supermercados em Caçapava-SP.

Miniaturas do Lote D 2019 na Havan de São José dos Campos.

Miniaturas do Lote D 2019 que organizei na Havan de São José dos Campos.

Twin Mill, Treasure Hunt do Lote D 2019  da Hot Wheels colocado 
em fácil visualização para os clientes e colecionadores na Havan de São José dos Campos.

Miniaturas temáticas de filmes e séries colocadas em fácil visualização para os clientes e colecionadores na Havan de São José dos Campos.  
 
Encerro o ano de 2019 com 30 miniaturas adquiridas com o total de 253 miniaturas na coleção. Tenho amigos que tem mais de mil ou até mais de 10 mil miniaturas em suas coleções, alguns conseguiram chegar e ultrapassar esses números com somente alguns meses ou anos. Tive de dispensar muitas miniaturas, principalmente, por razões financeiras, porém, aprendi com o tempo é que importa não é a quantidade de miniaturas em sua coleção, mas sim a ''qualidade'', ou seja, você deve ter em sua coleção todas as miniaturas que você gostou e ainda gosta.

Agradeço a todos os meus amigos e colegas colecionadores pela amizade, presentes e ajuda. Agradeço a vocês que acompanham e ''curtem'' minha coleção de miniaturas na nossa página do Facebook e no meu perfil do Instagram.
Veja mais curiosidades e informações sobre minha coleção de miniaturas nesta postagem.


Obrigado, Deus te abençoe

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Maquete do Congresso Nacional do Brasil

Hospital de Maquetópolis

Maquetes de Maquetópolis: MASP

A Nova Maquete do MASP em Maquetópolis

Maquetes de Maquetópolis: Árvores