Como fazer uma maquete com material reciclável

Olá para todos. No mês de Julho, especificamente no dia 25/07, é o aniversário de Maquetópolis. Em comemoração a essa data, esta é uma de algumas postagens mostrando como você pode fazer uma maquetes usando materiais recicláveis como papel.

A maioria das maquetes de Maquetópolis não utilizou isopor ou tinta para serem construídas, somente papel e materiais recicláveis.

A maquete usada como exemplo é a do Hospital de Maquetópolis.

Hospital de Maquetópolis

Veja abaixo o passo a passo de como fazer uma maquete com materiais recicláveis:

Materiais

  • Cola (liquida e/ou bastão)
  • Caneta esferográfica (preta e/ou azul) ou lápis
  • Régua
  • Tesoura
  • Fita Crepe 
  • Papelão
  • Caixas de papel ou papelão
  • Papel Cartão Preto
  •  Panfletos ou Jornal 




Começando as obras

Antes de começar, tente fazer no papel um ''croqui'' da maquete com as medidas da altura, largura, tamanho das portas, janelas e etc. Após isso, escolha qual será a escala usada na construção (1:100, 1:50, 1:25 e etc.). Depois de fazer todos os ajustes e medidas, é hora de começar a construção da maquete.

Primeiro, Coloque os folhetos, jornais, papeis e etc. dentro das caixas. Isso evitará que a maquete fique amassada ou deformada no futuro. Feche as caixas com fita crepe ou cola. 




Depois, junte as caixas umas nas outras com cola ou fita crepe para fazer a volumetria da maquete.




Fazendo as calçadas e o terreno

Utilize papelão (pode ser utilizado também papel paraná ou outro tipo de papel grosso) para fazer o terreno onde será colocada a maquete. Desenhe e marque as calçadas usando caneta ou lápis. 


Feito isso, recorte o papelão e faça a pintura. A pintura dessa maquete foi feita com papel colorido (branco) que foi colado no papelão.


Se você quiser fazer algumas rampas, você pode fazê-las com papelão, papel paraná e etc. Nesta maquete, utilizei cartões telefônicos para fazer uma rampa.




Últimos detalhes e finalizações

As caixas foram revestidas com papel cartão branco. Você pode revestir as caixas não somente com esse tipo de papel, mas também com papel paraná ou um papelão fino.


Feito isso, faça as janelas e as portas. Nessa maquete, elas foram feitas com papel colorido (azul). Você pode utilizar também papel fosco ou papel cera (presente ou verniz).



O estacionamento foi feito com papel cartão preto. As vagas do estacionamento foram feitas com papel colorido amarelo. Você pode fazê-las também com papel fosco amarelo. 


A rampa de acesso foi colorida com papel branco e o símbolo foi imprimido da internet.


Após fazer todos os detalhes, a maquete está pronta!



Veja nesta postagem todos os materiais que são utilizados para fazer as maquetes de Maquetópolis. Nesta postagem, está outro exemplo de maquete feita com materiais recicláveis e veja nesta postagem, 5 coisas que você precisa para fazer maquetes.
Veja todas as fotos da cidade de maquetes também na pagina de Maquetópolis no Facebook.

Obrigado, Deus te abençoe

Comentários

  1. mas lindo mas e assim que as pessoas apende a reciclar as coisas

    ResponderExcluir
  2. nossa Liindo mesmo' preciso fazer uma maquete em grupo minhas amiigas ja feiiz blube hospital banco e vou ter que fazer uma casa minha amiga outra .. e a minha outra amiga vai fazer duas casas maiis esta dificil fazer uma casa akie

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, obrigado pelo comentario, tente fazer uma casa com uma caixa pequena de cha, de remedios ou de outro tipo, depois cole com fita adesiva pedaços de papelão em forma de V mas de cabeça pra baixo, cole o futuro telhado em cima da caixa, pinte como quiser e pronto. Obrigado pelos comentarios, Deus abençoe a todos.

      Excluir
  3. E peço a todos que não me enviem comentarios nessa ou em outras postagens com SPAM e/ou palavrões porque serão deletados.
    Obrigado.

    ResponderExcluir
  4. oiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiii daora tu maquete meu

    ResponderExcluir
  5. ola tenho q fazer uma maquete e mnontar um curral com boi e tal...alguma dica?!bjuu

    ResponderExcluir
  6. Oolá tenho que fazer uma maquete resiclavel ,com o tema : Educação Artistica . me da auguma dica ? . Perfeita essa maquete !

    ResponderExcluir
  7. tenho q fazer uma maquete de algum tipo de moradia com materiais reciclaveis sera q alguem poderia me ajudar? esta maquete assim e perfeitaaaa fico muito linda e criativa foi mito bem feita e planejada parabens aos artistas bjjjjj

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Tente fazer uma maquete de casa com os materias usados e mostrados na pagina ''Fazer Uma Maquete'', e obrigado por visitar e comentar o blog Maquetópolis.
      Deus te abençoe

      Excluir
  8. ficouuuuuuuuuuuu linda a maquete parabens pela maquete bem feita bjjjjjjssss

    ResponderExcluir
  9. ficou zika da balada eu estou fazendo uma em casa agora mas to fazendo diferente fiz em uma caixa da marca /dafite/estou fazendo as divisórias a té agora fiz 2 janelas 2 portas e uma divisoria com uma porta ficou mto legal mas vc tem algum conselho?nao sei oqe faço á mais .Essa sua maqete ficou bonita de ++++++ vlw .

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ola Gabriel, bom, voce pode fazer uma antena com palitos de dente, ou o telhado com papelão, enfim, use sua imaginação, crie ideias para sua maquete e acredito que ela ficara bonita, depois mostre as fotos para nos de sua maquete, obrigado pelo comentario e por visitar o blog, Deus te abençoe.

      Excluir
  10. ficou otimo muito bem parabens!!!!

    ResponderExcluir
  11. cara ta muito legal mas olha tem como vc fazer outra eu agradeçeria muito

    ResponderExcluir
  12. olá, tenho que fazer uma maquete com máquinas que fazem tratamentos de câncer e etc...
    bem, gostaria de saber com que material devo fazer o hospital e os equipamentos?
    obrigado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, bom o materiais que eu uso e que voce podera usar estão na pagina aonde eu ensino a fazer a maquete e na pagina ''Reciclagem'' aonde eu mostro todos os materiais que eu uso para fazer maquetes, obrigado por visitar e comentar no blog, Deus te abençoe

      Excluir
  13. Oi meu nome é keylla!!sua maquete é muito massa véi.da ora!eu e umas amigas teremos q fazer um bairro com material reciclável para a escola,alguma dica?!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Keylla, dicas eu no momento não tenho, mas voce pode ter mais inspirações ou ideias vendo outras postagens e/ou maquetes daqui do blog, a unica dica que dou é usar sua imaginação e criar um belo bairro para sua escola, boa sorte, obrigado pelo comentario e por visitar o blog, Deus te abençoe.

      Excluir
  14. Sou eu keylla de novo,obrigada por responder.

    ResponderExcluir
  15. Legal! Gostei, acho q vou fazer uma maquete assim!

    ResponderExcluir
  16. Adorei suas maquetes AntÔnio, preciso fazer uma de material reciclavél, o tema é: Uma escola assim eu quero pra mim.
    Primeiro de uma escola bem feia, e a outra bem moderna bem bonita. Meu e-mail é elizete.vaz@hotmail.com
    Se puder me mandar um modelo fico muito agradecida.

    ResponderExcluir
  17. parabens ficou linda vou fazer em casa

    ResponderExcluir
  18. muitoooo criativo você! tem tudo para ir muito longe.

    ResponderExcluir
  19. Oooi , eu preciso de fazer uns notebooks em maquete , será que poderia me ajudar ?
    Linda Maquete

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Mundo dos fakes, bom, na verdade não faço maquetes em escala tão pequena como notebooks, mas acho que voce vai conseguir faze-los cortando pequenos pedaços de papelão e dobra-los ao meio, assim metade seria a tela, a outra o teclado,espero ter ajudado.
      Obrigado pelo comentario e por visitar o blog.

      Excluir
  20. Olaaa,Parabens pela Maquete.
    Douglas,sera que vc poderia me ajudar?Eu preciso fazer uma maquete de producao de Suínos,so que de material reciclavel tb, para a faculdade.Voce tem dicas pra me dar?
    Beijooooos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Beatriz, bom, se voce quis dizer fazer peças pequenas como mesas, cadeiras ou algo assim isso eu não sei fazer, mas sugiro que voce tente fazer essas peças com papelão e depois pinta-las com tinta ou com lápis.
      espero ter te ajudado, obrigado pelo comentario e por visitar o blog, abraços.

      Excluir
  21. Como faço para encapar as caixas passo cola em toda a peça ou nas beiradas. Qual o tipo melhor de cola e para encapar utiliza-se o papel inteiro ou cada lado da peça é encapado separadamente.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Luciane, voce pode encapar toda a caixa, a cola que eu utilizo é a Cola Liquida, a cola comum, encape um lado de cada vez antes de colar ou fazer as janelas e portas.

      Obrigado pelo comentario, abraços, Deus te abençoe.

      Excluir
  22. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Ana, obrigado pela informação, o problema do link ja foi corrigido, o link é só um ''atalho'' a pagina ''Como fazer uma maquete'' daqui do blog aonde mostro como faço maquetes com materiais reciclaveis, voce pode aprender a fazer uma maquete tambem neste link:

      http://maquetopolis.blogspot.com.br/2013/06/como-fazer-uma-maquete-com-materiais.html

      Excluir
  23. Você me deu ótimas dicas para fazer uma maquete com materiais reciclado agora já tenho noção do que eu vou fazer no trabalho de ciências.Muito Obrigada

    ResponderExcluir
  24. douglas trabalho com maquetes ja faz um tempo mas nunca fiz nada com reciclagem quero fazer derretimento de geleira isso é possivel ser feito com material reciclavel

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Fabiana, bom, acho que pode sim ser feita com materiais reciclaveis, eu ainda não sei como fazer maquetes desse tipo mas sugiro que voce tente fazer com papelão e papel.
      Abraços

      Excluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Maquete do Congresso Nacional do Brasil

Hospital de Maquetópolis

Maquetes de Maquetópolis: MASP

A Nova Maquete do MASP em Maquetópolis

Maquetes de Maquetópolis: Árvores