5 Coisas Que Você Precisa Para Fazer Maquetes


Grandes, pequenas, coloridas, monocromáticas, com ou sem detalhes, de todos os tipos e de todos os tamanhos, as maquetes são uma representação em miniatura tanto de edificações existentes ou são a representação de um futuro projeto desde de uma única edificação ou de uma cidade.

Procurando na internet, ouvindo conselhos de profissionais ou de quem pratica o hobby de fazer maquetes, você deve ter noção dos tipos de materiais que deve usar, como usar, a escala, o que é melhor para representar uma árvore, a grama do jardim da casa, a água da piscina, o asfalto da rua, enfim, alguns detalhes que muitos procuram saber fazer, porém, ainda faltam algumas coisas que uma pessoa precisa ter para fazer uma maquete.

Fazendo maquetes há mais de uma década, vou escrever aqui para vocês pelo menos cinco coisas que você precisa ter para fazer uma maquete. Dicas que podem ser úteis tanto para estudantes que precisam fazer uma maquete para o trabalho escolar ( Ensino Fundamental, Ensino Médio e Ensino Superior) quanto para aqueles que querem fazer uma maquete para os filhos, sobrinhos, netos ou para si mesmo em casa. Itens que muita gente não nota, mas são importantes para a construção de uma maquete.

1 - PACIÊNCIA



O projeto está pronto (ou quase) e é preciso fazer a representação dele em forma de uma maquete mas é preciso cortar, colar, fixar, pintar, medir e outras coisas que são feitas durante a construção de uma maquete.

Pra fazer tudo é preciso ter paciência pois sem ela, a maquete não vai ficar pronta ou não ficará bonita. Portanto, construa a maquete com calma e...

2 - TEMPO



Fazer uma maquete não é como preparar um macarrão instantâneo.

Dependendo do tamanho dela e da quantidade de detalhes, pode ser que ela fique pronta em alguns dias, semanas ou meses.

Já diz o ditado popular que a pressa é inimiga da perfeição, portanto tente elaborar um cronograma para executar a construção da maquete, determine as etapas da construção, faça uma parte dela num dia, uma parte em outro e etc.

Aconteceu um imprevisto? Lembre-se do item acima, tenha paciência! Corrija o imprevisto e continue a construção, sem perder a calma para tentar recuperar o tempo perdido.

Para os estudantes: Assim que o professor (ou a professora) elaborar e passar o projeto, organize com os colegas que vão fazer o trabalho junto com você quais materiais serão utilizados para a construção da maquete e assim já começar a construção dela. Não deixe para a última hora.

Quanto mais organização, melhor, para assim entregar uma maquete bonita e bem feita.

Mas lembre-se, faça a maquete também com...

3 - CAUTELA



Tenha muito cuidado com a maquete, principalmente no antes, durante e depois da construção.

Sem ela, infelizmente há o risco de acontecer um acidente durante a construção da maquete como ferir a si mesmo ou quebrar a maquete, mesmo não estando pronta.

Portanto, faça a maquete com muita cautela e também com...

4 - VONTADE



Você conseguiu ter tempo, paciência e cautela mas mesmo assim não se sente muito animado, não encontra vontade, está difícil ter ânimo para fazer a maquete. É muita coisa pra fazer e a maquete parece que não fica pronta nunca, daí você ''paralisa a obra'', tenta fazer outra coisa para se distrair mas sente o dever de fazer a maquete.

Pare e pense que está construindo a representação de um projeto, de uma ideia, de um sonho e mesmo assim quer parar ou desistir de fazer a maquete?

Sabemos que não é tão fácil e rápido fazer uma maquete, dá certo trabalho caprichar nos detalhes da maquete para ela ficar bonita, mas, apesar das dificuldades, não desista de construir a maquete.

Portanto, faça a maquete com vontade e...

5 - DEDICAÇÃO



Com ela, todo o esforço e tempo valeu a pena até que a maquete finalmente ficasse pronta.

Com paciência, tempo, cautela, vontade e dedicação, é possível  para o estudante alcançar o objetivo de representar o seu projeto de uma edificação para o trabalho escolar, é possível um colecionador de miniaturas fazer e terminar uma maquete ou até uma diorama para servir de cenário para sua coleção.

Com todas essas coisas, as maquetes poderão ficar cada vez mais detalhadas, caprichadas e bonitas com o passar do tempo, basta praticar, ver algumas dicas e informações que ajude a fazer maquetes, escolher quais materiais utilizar, enfim, quanto mais prática e quanto mais utilizar as cinco coisas listadas nesta postagem, melhor será para você fazer uma maquete.

Espero que essas dicas tenham ajudado a você conseguir fazer sua maquete.

Curta a pagina de Maquetópolis no Facebook.

Obrigado, Deus te abençoe

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Hospital de Maquetópolis

Caçapava: Fotos antigas da Cidade Simpatia

Maquete do Congresso Nacional do Brasil

Maquetes de Maquetópolis: MASP

Novo Hospital de Maquetópolis