Maquetes do Museu do Regimento Ipiranga

O Museu do Regimento Ipiranga, localizado no 6º BIL de Caçapava-SP, tem o acervo histórico sobre o Exército Brasileiro, principalmente a participação das tropas brasileiras em batalhas históricas e importantes como na Segunda Guerra Mundial.

No acervo, estão fotos, armamentos, fardas, bandeiras, estandartes, espólios de guerra e maquetes.
Há no museu duas maquetes representando locais históricos como a Batalha de Montese e o Cemitério de Pistoia.

No dia 14/07, visitei o Museu do Regimento Ipiranga, conheci o acervo e dentre os itens observados foram as maquetes:

Maquete da Batalha de Montese

No dia 14/04/1945, iniciou-se uma das mais difíceis batalhas das tropas do Brasil contra os nazistas na Itália, a ''Batalha de Montese''. A atuação das tropas brasileiras, composta pela F.E.B - Força Expedicionária Brasileira, foi essencial para a retomada da Itália e a vitória dos Aliados contra o Eixo. Leia mais sobre a batalha aqui e aqui.

A maquete retrata a batalha na Vila de Montese, região das províncias de Modena e Bolonha, mostrando os edifícios da cidade, parcialmente ou totalmente destruídos, a topografia caracterizada por vastas colinas, a vegetação e os combates das tropas do Brasil contra os nazistas.

A maquete foi feita na escala 1:75









Maquete do Cemitério de Pistoia

O cemitério de Pistoia é um cemitério militar localizado na cidade de Pistoia, na Itália. Nele, estavam sepultados os soldados da F.E.B - Força Expedicionária Brasileira, mortos em combate durante a Segunda Guerra Mundial.



Para aqueles que querem conhecer essas maquetes, o acervo e a história da participação do Brasil na Segunda Guerra Mundial e em outras batalhas e ações importantes, recomendo a visita ao Museu do Regimento Ipiranga.

O museu fica aberto ao público de Segunda a Quinta, das 9h30 as 11h00 e das 14h00 ás 16h00. Nas Sextas-feiras o museu está aberto somente de manhã. Para visitar o museu, os visitantes devem fazer o agendamento da visita com a Seção de Relações Públicas do 6º BIL pelo telefone: (12) 3652-6057.

Endereço: Rua José Bonifácio, nº 33, Jardim Rafael, Caçapava-SP.


Obrigado, Deus te abençoe

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Hospital de Maquetópolis

Maquete do Congresso Nacional do Brasil

Maquetes de Maquetópolis: MASP

Caçapava: Fotos antigas da Cidade Simpatia

Novo Hospital de Maquetópolis