Sobre

Em 2004, comecei a colecionar miniaturas de carros. Minha primeira miniatura foi o Evil Twin, da Hot Wheels, que ganhei de um colega de sala.

Evil Twin, da Hot Wheels, primeira miniatura da minha coleção

Em 2006, comecei o hobby de fazer maquetes com materiais recicláveis como papel, papelão, tampas de garrafas pet e creme dental, cartões telefônicos, enfim, todo o tipo de material reciclável. As primeiras maquetes acabaram formando uma "cidade". Infelizmente, não há registros dela pois as maquetes foram descartadas no mesmo ano.

Em 2007, continuei com o hobby, fiz mais maquetes que formaram uma nova cidade, inicialmente com o nome de São Paulo, em homenagem a cidade e ao estado de São Paulo. A cidade tinha uma praça com uma estação de metro, uma agência bancária do Itaú, uma agência dos Correios, uma lanchonete do MCDONALD'S e um prédio, o Edifício Paulista (hoje Edifício Prime). Os prédios públicos existentes foram as sedes da ''CET - Companhia de Engenharia de Tráfego'', Corpo de Bombeiros e da Polícia Rodoviária, além do Hospital.


São Paulo (Maquetópolis) em 2007

Com o passar dos anos novas maquetes foram feitas. Em 2008 foram construídos o Edifício São Paulo (Edifício Maquetópolis) e a Delegacia de Polícia. Em 2009 foi construída a Avenida Paulista. A maquete foi feita com cartões telefônicos e colorida com papel preto. Neste mesmo ano, meus amigos da igreja gravaram um vídeo da minha cidade de maquetes e o publicaram no YouTube. Assista o vídeo neste link.

São Paulo (Maquetópolis) em 2008

São Paulo (Maquetópolis) em 2009

A partir de 2011, a cidade mudou de nome. Passou a ser conhecida como Maquetópolis. O nome é a junção das palavras maquetes e metrópolis. Nesse ano, foram construídas as novas sedes da Prefeitura, a segunda parte da Avenida Paulista que foi feita com papel cartão preto e a maquete do MASP - Museu de Arte de São Paulo Assis Chateaubriand. A maquete foi feita com papelão, caixas de creme dental e uma caixa de chocolate em pó. Ela foi colorida com papel presente vermelho, azul e papel cinza. Foi em 2011 que foi criado o blog Maquetópolis para divulgar as maquetes na internet e dois vídeos foram publicados no YouTube. Veja os vídeos aqui e aqui.

Avenida Paulista e a cidade de Maquetópolis em 2011

Maquete do MASP

Em 2012, Maquetópolis completou 05 anos. Novas maquetes foram construídas como o Edifício Blue Tower (Ed. Blue Sky), as novas sedes da Prefeitura e do Fórum, uma nova avenida central e a maquete da Câmara Municipal de Caçapava-SP, cidade onde nasci e moro. Foi nesse ano que foi realizada a primeira exposição ao público das maquetes de Maquetópolis na Câmara Municipal de Caçapava e a minha entrevista para a TV Vanguarda (emissora afiliada da Rede Globo) falando sobre as maquetes. Assista a entrevista aqui.

 Maquetópolis (2012)

Maquete da Câmara Municipal de Caçapava (2012)

Maquetes de Maquetópolis em exposição 
na Câmara Municipal de Caçapava-SP, em 2012

Repórter Marcela Mesquita (direita) e eu (esquerda), 
durante a entrevista falando sobre as maquetes de Maquetópolis

Com o passar do tempo novas maquetes foram construídas como maquetes de casas, lojas, edifícios, árvores, ruas, avenidas, sinalização de trânsito e etc. Foram feitas as maquetes do Coreto da Praça da Bandeira, do Museu do Automóvel Roberto Lee e da sede da Secretaria de Defesa e Mobilidade Urbana de Caçapava em homenagem a Caçapava-SP, conhecida como ''Cidade Simpatia''. Diversas maquetes foram reformadas como a Estação Central de Maquetópolis, o Edifício Maquetópolis e o MASP.

Maquete do Coreto da Praça da Bandeira de Caçapava-SP

Nova maquete do MASP, construída em 2017

Em 2015 foi feita a maquete de número 50. A ''Casa do Japão'', é uma maquete de uma casa com o estilo arquitetônico japonês. Veja mais sobre ela aqui.

''Casa do Japão'', maquete nº 50 de Maquetópolis

Em 2016, comecei a estudar Arquitetura e Urbanismo na Faculdade Anhanguera de Taubaté e todo o conhecimento obtido tanto na arquitetura quanto no urbanismo é aplicado em Maquetópolis.
Em 2017, Maquetópolis completou 10 anos de existência, com mais de 50 maquetes e diversas miniaturas de diversas marcas como Hot Wheels, Matchbox, Maisto, Greenlight e etc.

Neste blog, você pode acompanhar as postagens mostrando todas as novidades e informações sobre Maquetópolis, minha coleção de miniaturas e muito mais.

Acompanhe as novidades desta cidade de maquetes também na página de Maquetópolis no Facebook.
Assista os vídeos de Maquetópolis e se inscreva no nosso canal do YouTube. Siga-nos também no Twitter e no Instagram. Dúvidas, mande para o email: maquetopolis@hotmail.com.br

Agradeço a Deus pela oportunidade de fazer essas maquetes, pelas conquistas e pelas amizades obtidas através do hobby. Obrigado SENHOR!

Obrigado pela visita!

Douglas Pascoal Brito

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Maquete do Congresso Nacional do Brasil

Hospital de Maquetópolis

Maquetes de Maquetópolis: MASP

A Nova Maquete do MASP em Maquetópolis

Maquetes de Maquetópolis: Árvores