Sobre

Em 2004, comecei a colecionar miniaturas de carros. Minha primeira miniatura foi o Evil Twin, da Hot Wheels, que ganhei de um colega de sala.

Evil Twin, da Hot Wheels, primeira miniatura da minha coleção

Em 2006, comecei o hobby de fazer maquetes com materiais recicláveis como papel, papelão, tampas de garrafas pet e creme dental, cartões telefônicos, enfim, todo o tipo de material reciclável. As primeiras maquetes acabaram formando uma "cidade". Infelizmente, não há registros dela pois as maquetes foram descartadas no mesmo ano.

Em 2007, continuei com o hobby, fiz mais maquetes que formaram uma nova cidade, inicialmente com o nome de São Paulo, em homenagem a cidade e ao estado de São Paulo. A cidade tinha uma praça com uma estação de metro, uma agência bancária do Itaú, uma agência dos Correios, uma lanchonete do MCDONALD'S e um prédio, o Edifício Paulista (hoje Edifício Prime). Os prédios públicos existentes foram as sedes da ''CET - Companhia de Engenharia de Tráfego'', Corpo de Bombeiros e da Polícia Rodoviária, além do Hospital.


São Paulo (Maquetópolis) em 2007

Com o passar dos anos novas maquetes foram feitas. Em 2008 foram construídos o Edifício São Paulo (Edifício Maquetópolis) e a Delegacia de Polícia. Em 2009 foi construída a Avenida Paulista. A maquete foi feita com cartões telefônicos e colorida com papel preto. Neste mesmo ano, meus amigos da igreja gravaram um vídeo da minha cidade de maquetes e o publicaram no YouTube. Assista o vídeo neste link.

São Paulo (Maquetópolis) em 2008

São Paulo (Maquetópolis) em 2009

A partir de 2011, a cidade mudou de nome. Passou a ser conhecida como Maquetópolis. O nome é a junção das palavras maquetes e metrópolis. Nesse ano, foram construídas as novas sedes da Prefeitura, a segunda parte da Avenida Paulista que foi feita com papel cartão preto e a maquete do MASP - Museu de Arte de São Paulo Assis Chateaubriand. A maquete foi feita com papelão, caixas de creme dental e uma caixa de chocolate em pó. Ela foi colorida com papel presente vermelho, azul e papel cinza. Foi em 2011 que foi criado o blog Maquetópolis para divulgar as maquetes na internet e dois vídeos foram publicados no YouTube. Veja os vídeos aqui e aqui.

Avenida Paulista e a cidade de Maquetópolis em 2011

Maquete do MASP

Em 2012, Maquetópolis completou 05 anos. Novas maquetes foram construídas como o Edifício Blue Tower (Ed. Blue Sky), as novas sedes da Prefeitura e do Fórum, uma nova avenida central e a maquete da Câmara Municipal de Caçapava-SP, cidade onde nasci e moro. Foi nesse ano que foi realizada a primeira exposição ao público das maquetes de Maquetópolis na Câmara Municipal de Caçapava e a minha entrevista para a TV Vanguarda (emissora afiliada da Rede Globo) falando sobre as maquetes. Assista a entrevista aqui.

 Maquetópolis (2012)

Maquete da Câmara Municipal de Caçapava (2012)

Maquetes de Maquetópolis em exposição 
na Câmara Municipal de Caçapava-SP, em 2012

Repórter Marcela Mesquita (direita) e eu (esquerda), 
durante a entrevista falando sobre as maquetes de Maquetópolis

Com o passar do tempo novas maquetes foram construídas como maquetes de casas, lojas, edifícios, árvores, ruas, avenidas, sinalização de trânsito e etc. Foram feitas as maquetes do Coreto da Praça da Bandeira, do Museu do Automóvel Roberto Lee e da sede da Secretaria de Defesa e Mobilidade Urbana de Caçapava em homenagem a Caçapava-SP, conhecida como ''Cidade Simpatia''. Diversas maquetes foram reformadas como a Estação Central de Maquetópolis, o Edifício Maquetópolis e o MASP.

Maquete do Coreto da Praça da Bandeira de Caçapava-SP

Nova maquete do MASP, construída em 2017

Em 2015 foi feita a maquete de número 50. A ''Casa do Japão'', é uma maquete de uma casa com o estilo arquitetônico japonês. Veja mais sobre ela aqui.

''Casa do Japão'', maquete nº 50 de Maquetópolis

Em 2016, comecei a estudar Arquitetura e Urbanismo na Faculdade Anhanguera de Taubaté e todo o conhecimento obtido tanto na arquitetura quanto no urbanismo é aplicado em Maquetópolis.
Em 2017, Maquetópolis completou 10 anos de existência, com mais de 50 maquetes e diversas miniaturas de diversas marcas como Hot Wheels, Matchbox, Maisto, Greenlight e etc.

Neste blog, você pode acompanhar as postagens mostrando todas as novidades e informações sobre Maquetópolis, minha coleção de miniaturas e muito mais.

Acompanhe as novidades desta cidade de maquetes também na página de Maquetópolis no Facebook.
Assista os vídeos de Maquetópolis e se inscreva no nosso canal do YouTube. Siga-nos também no Twitter e no Instagram. Dúvidas, mande para o email: maquetopolis@hotmail.com.br

Agradeço a Deus pela oportunidade de fazer essas maquetes, pelas conquistas e pelas amizades obtidas através do hobby. Obrigado SENHOR!

Obrigado pela visita!

Douglas Pascoal Brito

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Hospital de Maquetópolis

Caçapava: Fotos antigas da Cidade Simpatia

Maquete do Congresso Nacional do Brasil

Maquetes de Maquetópolis: MASP

Novo Hospital de Maquetópolis