Matchbox no Brasil: Cadê as novidades?

Minha coleção de miniaturas da Matchbox

Antes da existência de minha cidade de maquetes, Maquetópolis, eu colecionava e ainda coleciono miniaturas diecast 1:64. Já postei por aqui várias publicações a respeito de minha coleção e de minhas miniaturas e como elas ajudam a me dar ideias de projetos de maquetes e uma destas marcas é a Matchbox.

Comecei a adquirir as miniaturas da Matchbox em 2006 por causa de suas miniaturas de viaturas da polícia, bombeiros, caminhões, além de diversos outros tipos de veículos. Infelizmente, a venda das miniaturas desta marca foi interrompida no Brasil em 2008. 

Passados quase 10 anos, eis que o T-Hunted! divulga a notícia de que as miniaturas da Matchbox voltariam a ser comercializadas no país e no dia 12/09/2018 finalmente conseguiria voltar a adquirir as miniaturas da Matchbox! Naquele dia, levei o Oshkosh Defense M-ATV, Blockade Buster e o '15 Cadillac Escalade. Anteriormente, eu havia adquirido o '14 Mercedes-Benz G550, da coleção Jurassic World, cuja coleção de miniaturas 1:64 é produzida pela Matchbox. No começo de 2019, adquiri o '15 Chrysler 300 e o '15 BMW I3 e no mês de Agosto, adquiri o Mercedes Benz Unimog U 5020 da coleção Jurassic World.

Um ano depois do anúncio da volta da Matchbox ao Brasil não temos mais notícias e nem novidades dos produtos da linha básica nas lojas do país, aparentemente. Chegaram, pelo que eu sei, os lotes F, G e H 2018, este último foi encontrado em poucos lugares. Veja as fotos das miniaturas do lote F 2018 aqui e do lote G 2018 aqui. Não vimos nenhum outro lote de 2018 e nem de 2019. As únicas e poucas novidades da Matchbox por aqui são da coleção Jurassic World/Jurassic Park, embora estejam disponíveis somente em alguns lugares.

O ano está quase no fim e nós, colecionadores de miniaturas diecast 1:64, estamos começando a conhecer as novidades da coleção 2020 da Matchbox, porém está a dúvida no ar: Será que a Matchbox realmente voltou ao Brasil ou fez uma ''visita''? Cadê as novidades?

Na tentativa de saber o que estaria acontecendo, tentei entrar em contato com a Mattel, empresa proprietária da Matchbox, a respeito da falta de novidades nas lojas. Mandei um email para a Mattel no Brasil perguntando se iriam chegar novidades da Matchbox ao Brasil. Algum tempo depois, recebi a seguinte resposta da Mattel Brasil


''Bom dia, Douglas. Tudo bem?
Ficamos felizes em saber que tanto aprecia nossos produtos, sua sugestão é muito bem-vinda pois trabalhamos incansavelmente para aprimorar cada vez mais nosso serviço e nossos produtos.

Infelizmente não temos previsão sobre o lançamento de conjuntos Matchbox no Brasil pois todos nossos produtos são importados e a área responsável por escolher quais produtos irão para cada país, nosso departamento de marketing, fica localizado no México e nos Estados. A renovação de nosso catálogo é semestral, então recomendamos ficar de olho em nossas mídias sociais e na televisão pois estes são os veículos de comunicação onde nossos lançamentos sempre são anunciados.

Ficamos sempre a disposição e agradecemos a preferência.''

Após esta resposta, tentei entrar em contato com a Mattel do México e dos EUA. Obtive resposta somente da Mattel México que repassou o meu email para a Mattel Brasil que me deu a seguinte resposta:


''Olá Douglas, bom dia! Como vai?

E-mails direcionados para o México, Estados Unidos ou qualquer outro País para a Mattel, voltam para o Brasil, para que então possamos dar a tratativa para o consumidor!

Referente a sua solicitação via e-mail, informo que de fato os itens que chegam para o Brasil, são definidos estrategicamente (o que deve vir, e o que não deve vir).
Além disso, é com base a estudos de vendas anteriores, bem como com base na solicitação dos Lojistas.

Há um tempo, tal item de fato não esta sendo comercializado no Brasil.

Repassaremos sua mensagem para o time interno responsável para que tenham ciência do interesse!''


Não obtive resposta da Mattel EUA.

Agradeço a Mattel Brasil e México pelas respostas.

A Matchbox é uma das marcas mais conhecidas e tradicionais na produção de miniaturas diecast 1:64, tem diversos fãs e admiradores que respeitam e reconhecem a qualidade de seus produtos em vários países, incluindo o Brasil. Suas miniaturas fizeram parte da infância de muitos brasileiros e atualmente faz parte da coleção de muitos colecionadores, incluindo a minha coleção.

Assim que foi anunciada a volta da Matchbox ao Brasil, não somente eu mas muitos colecionadores, ficamos contentes em voltar a adquirir as miniaturas desta marca nas lojas daqui, embora a venda dos produtos da Matchbox tenha ocorrido somente em lojas de brinquedos e em pouquíssimas lojas que também vendem brinquedos, especificamente, lojas de artigos domésticos ou estabelecimentos semelhantes. Conforme o tempo foi passando e nenhuma novidade não foi e não está sendo vista nas lojas, ficamos, de certa forma, preocupados, em dúvida se a Matchbox realmente voltou ao país.

É fato que não podemos ignorar as condições econômicas do Brasil, as dificuldades de vender produtos por aqui, principalmente, produtos importados, como é o caso da Matchbox. Apesar das especulações a respeito do futuro, ainda temos esperança de mudanças e de melhorias, pelo menos por aqui. É o que eu acredito.

Coleciono miniaturas há 15 anos, já adquiri diversas miniaturas de diversas marcas e o que me faz ter respeito e admiração pela Matchbox é qualidade de seus produtos, o detalhamento das miniaturas por um valor, de certa forma, acessível.

Acredito que a Mattel deveria vender as miniaturas da Matchbox não somente nas lojas de brinquedos (como estava ocorrendo e que deve ter contribuído para o baixo volume de vendas) mas também em lojas de departamentos e do varejo nacional, principalmente, a Lojas Americanas e o que poderia, se possível, impulsionar a venda de seus produtos através de um melhoramento no marketing através de divulgação e propaganda ou até mesmo na parceria com influenciadores digitas para promover a marca pois esta forma de anuncio e divulgação está cada vez mais aumentando. Enfim, há muitas formas de melhorar as vendas da Matchbox por aqui, bastaria mais empenho e dedicação da Mattel para que isto ocorra.

Enquanto isso, os brasileiros que quiserem adquirir novidades da marca tem de recorrer a internet ou a ajuda de amigos no exterior.

Será que ainda veremos novidades da linha básica, conjuntos e coleções da Matchbox no Brasil no ano que vem ou ainda neste ano? 


#VoltaMatchbox #FicaMatchbox

Comentários

  1. É triste esse descaso, triste ver as noticias dos lançamentos e saber que não estariam acessíveis no Brasil, nosso pais é gigantesco e mesmo assim não é enxergado pela Mattel como deveria ...

    ResponderExcluir
  2. Pelo teor das respostas aparentemente a mattel não tem nenhum interesse em definir o que será trazido, a anos a divisão brasileira vem deixando o público colecionador adulto de lado, e focando em trazer os produtos mais básicos, ou como no caso desses lotes antigos Matchbox, algumas sobras de estoque para o Brasil
    Esperamos que esta realidade mude um dia

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Maquete do Congresso Nacional do Brasil

Hospital de Maquetópolis

Maquetes de Maquetópolis: MASP

A Nova Maquete do MASP em Maquetópolis

Novo Hospital de Maquetópolis