Maquetes Volumétricas - Projeto de Edifício Comercial e Residencial

Após um período sem publicar alguma postagem aqui no blog, volto pra mostrar as maquetes volumétricas feitas na aula de Ateliê de Projeto III, no curso de Arquitetura e Urbanismo da Faculdade Anhanguera de Taubaté.

Neste segundo semestre de 2017, o professor de Ateliê III, Gustavo Massimino, fez a proposta aos de fazerem um projeto de um edifício de uso comercial e residencial, localizado na região central de Taubaté-SP, especificamente, em alguns lotes/terrenos na região da CTI.

Depois de alguns estudos e ideias, meus colegas, Francisnei, Rogério e eu, fizemos o projeto de um edifício com estilo arquitetônico contemporâneo com 08 pavimentos, dos quais, o térreo e mais dois pavimentos são de uso comercial e os demais pavimentos de uso residencial, localizado em um terreno que fica em frente a Praça da CTI, entre a Av. 09 de Julho e a Rua Prof. Luiz Augusto da Silva.

Haviam duas propostas principais sobre o nosso projeto:
  • Possuir um mirante ou terraço para criar ao público e aos moradores uma vista para a Praça da CTI e região.
  • Ter uma arquitetura capaz de oferecer harmonia com o edifício Félix Guisard, também conhecido como a torre do relógio da CTI, com sua arquitetura art-déco.

A primeira maquete volumétrica do projeto foi feita na escala 1:500 com: isopor, papel pardo, papel cartão branco e preto, papel paraná, papel pardo verde e papel sulfite branco.
Abaixo estão as fotos da maquete volumétrica do nosso primeiro projeto:




 






Foram feitas algumas alterações no projeto como a parte comercial ser no térreo e no primeiro e segundo pavimento que é um espaço semi-privado com uma cafeteria e uma lanchonete, com uma pele de vidro. Esse pavimento faz uma ''divisão'' entre a parte comercial e a parte residencial que possuí 06 andares, cada um com 04 apartamentos com sala, cozinha, sanitário, área de serviço e uma suíte e 01 apartamento com sala, cozinha, quarto, sanitário e área de serviço.

A nova maquete com o projeto alterado, foi feito na escala 1:250 com: papelão, papel paraná, papel cartão preto, papel pardo, papel sulfite branco, papel fosco verde, amarelo e marrom e palitos de dente. Abaixo estão as fotos da maquete:










Curta a pagina de Maquetópolis no Facebook.

Obrigado, Deus te abençoe

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Maquete do Congresso Nacional do Brasil

Hospital de Maquetópolis

Maquetes de Maquetópolis: MASP

A Nova Maquete do MASP em Maquetópolis

Maquetes de Maquetópolis: Árvores