Maquetes Volumétricas - Projeto de Edifício Comercial e Residencial

Após um período sem publicar alguma postagem aqui no blog, volto pra mostrar as maquetes volumétricas feitas na aula de Ateliê de Projeto III, no curso de Arquitetura e Urbanismo da Faculdade Anhanguera de Taubaté.

Neste segundo semestre de 2017, o professor de Ateliê III, Gustavo Massimino, fez a proposta aos de fazerem um projeto de um edifício de uso comercial e residencial, localizado na região central de Taubaté-SP, especificamente, em alguns lotes/terrenos na região da CTI.

Depois de alguns estudos e ideias, meus colegas, Francisnei, Rogério e eu, fizemos o projeto de um edifício com estilo arquitetônico contemporâneo com 08 pavimentos, dos quais, o térreo e mais dois pavimentos são de uso comercial e os demais pavimentos de uso residencial, localizado em um terreno que fica em frente a Praça da CTI, entre a Av. 09 de Julho e a Rua Prof. Luiz Augusto da Silva.

Haviam duas propostas principais sobre o nosso projeto:
  • Possuir um mirante ou terraço para criar ao público e aos moradores uma vista para a Praça da CTI e região.
  • Ter uma arquitetura capaz de oferecer harmonia com o edifício Félix Guisard, também conhecido como a torre do relógio da CTI, com sua arquitetura art-déco.

A primeira maquete volumétrica do projeto foi feita na escala 1:500 com: isopor, papel pardo, papel cartão branco e preto, papel paraná, papel pardo verde e papel sulfite branco.
Abaixo estão as fotos da maquete volumétrica do nosso primeiro projeto:




 






Foram feitas algumas alterações no projeto como a parte comercial ser no térreo e no primeiro e segundo pavimento que é um espaço semi-privado com uma cafeteria e uma lanchonete, com uma pele de vidro. Esse pavimento faz uma ''divisão'' entre a parte comercial e a parte residencial que possuí 06 andares, cada um com 04 apartamentos com sala, cozinha, sanitário, área de serviço e uma suíte e 01 apartamento com sala, cozinha, quarto, sanitário e área de serviço.

A nova maquete com o projeto alterado, foi feito na escala 1:250 com: papelão, papel paraná, papel cartão preto, papel pardo, papel sulfite branco, papel fosco verde, amarelo e marrom e palitos de dente. Abaixo estão as fotos da maquete:










Curta a pagina de Maquetópolis no Facebook.

Obrigado, Deus te abençoe

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Maquete do Congresso Nacional do Brasil

Como fazer uma maquete com material reciclável

Novo Hospital de Maquetópolis

Casas de Maquetópolis - Casa Enxaimel e Casa Brasileira

Maquetes dos leitores - 07