A Nova Maquete do MASP em Maquetópolis

Durante as férias, comecei a fazer uma nova maquete. Construí uma nova maquete do MASP.


Decidi fazer esta maquete para que ficasse mais parecida com o prédio do MASP - Museu de Arte de São Paulo Assis Chateubriand, projetado pela arquiteta Lina Bo Bardi, localizado na AV. Paulista, em São Paulo-SP, principalmente na entrada e no telhado.


No dia 25/07/2017, a maquete ficou pronta. Ela foi feita com papelão, caixas de creme dental, caixa de perfume e papel paraná. Foi colorida com papel presente cinza, papel fosco azul e vermelho, papel sulfite branco e até papel ondulado cinza! Este último item foi utilizado na parte de baixo da maquete. Cortei o papel ondulado, amassei e dobrei o papel até desfazer toda a ondulação, fazendo com que ele ficasse reto. Tive que utilizar esse papel pois praticamente não existe nenhum tipo de papel com a cor cinza ou prata, principalmente de forma fosca. É uma forma diferente de colorir a maquete mas que deu certo.


Um dos desafios para fazer a maquete foi a construção da escada de acesso ao museu. Parte dela tem uma inclinação bem elevada, além da altura. A escada não foi colada na maquete e para evitar a queda da parte de cima, colei um ''pilar de sustentação'' nela.


Outro desafio era a esplanada sobre o edifício, conhecido como ''vão livre''. Originalmente, o prédio possui um vão livre de mais de 70 metros, só foi possível representar um vão com aproximadamente 35 metros na escala 1:100.


Além da construção do edifício, foi construída a praça onde está o MASP em Maquetópolis. A praça fica na Av. Paulista de Maquetópolis, vizinha a Praça Central de Maquetópolis.


As calçadas possuem rampas de acesso sinalizadas que foram feitas com cartões telefônicos e coloridas com papel colorido (cinza) e papel fosco amarelo (piso tátil). A praça foi feita com papelão e colorida com papel pardo e papel sulfite marfim.


Esta maquete faz parte da comemoração dos 10 anos de Maquetópolis. Justamente a inauguração da maquete foi feita neste dia 25/07, data escolhida como aniversário de Maquetópolis.

As maquetes de Maquetópolis tem parte de seu destaque a utilização de materiais recicláveis e na maquete do MASP não foi diferente. Foram utilizadas folhas de papel para ''rechear'' as caixas, evitando que o papel fique amassado com o passar do tempo, além da utilização do papelão para a construção da maquete.

Veja na postagem ''Maquetes de Maquetópolis - MASP'', mais detalhes e informações sobre a maquete do MASP em Maquetópolis. A postagem está atualizada com as novas fotos e detalhes da nova maquete.

Veja mais fotos do MASP em Maquetópolis na pagina de Maquetópolis no Facebook.

Obrigado, Deus te abençoe.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Como Fazer uma Maquete com Materiais Reciclaveis

Maquetes de Maquetópolis: Casas

Maquetes de Maquetópolis: Sinalização de Trânsito

Maquetes de Maquetópolis: Árvores